quarta-feira, 26 de maio de 2010

Câmara aprova reajuste salarial mais de 32 mil servidores

Às vésperas das eleições, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira mais um pacote de bondades que reestrutura 25 carreiras da administração federal, aumenta salários e estende gratificações dos servidores. Entre os pontos aprovados da medida provisória 479 estão a equiparação salarial de técnicos Previdência a analistas da Receita Federal e a incorporação de professores dos extintos territórios do Acre, do Amapá, de Rondônia e de Roraima às instituições federais de ensino técnico. Outras emendas prevêem a possibilidade de remoção de policiais rodoviários federais que estão em período de estágio probatório e a redução da jornada de trabalho de peritos médicos do INSS de 40 para 30 horas sem perdas salariais. Estimativa feita pelo governo afirma que apenas a equiparação entre técnicos da Receita e da Previdência pode chegar a custar R$ 1,8 bilhão. Para aumentar salários e privilégios de funcionários marajás existe dinheiro, para os aposentados e pensionistas, não. Esse é o governo Lula.

Juíza nega absolvição sumária de pilotos do Legacy e vê indícios de crime

A juíza federal Vanessa Curti Perenha Gasques, que assumiu os processos criminais envolvendo os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, do jato Legacy que se chocou com o Boeing que fazia o vôo 1907 da Gol, em 2006, decidiu nesta terça-feira não proclamar a absolvição sumária dos pilotos. Na decisão, a juíza afirma que "os elementos de convicção até aqui colecionados não permitem dizer que os fatos imputados aos pilotos não constituem crime. Pelo contrário, há indícios de autoria e materialidade". A magistrada, substituta da 3ª Vara Federal de Mato Grosso, assumiu os processos que tramitam na Subseção da Justiça Federal de Sinop há duas semanas, com o licenciamento do juiz Murilo Mendes. Este processo foi iniciado em 2009, após a conclusão de laudo do perito Roberto Peterka, que aponta conduta imprópria e negligência por parte dos pilotos. A juíza determinou também a expedição de mandado de busca e apreensão dos equipamentos do Legacy, que estavam com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) de Brasília e foram entregues ao representante da empresa dos pilotos.

BP ameaça desistir de nova tentativa para conter vazamento

Sofrendo crescente pressão do governo dos Estados Unidos para conter o vazamento de petróleo no fundo do Golfo do México, a British Petroleum alertou nesta terça-feira que uma nova tentativa de tapar o poço pode ser adiada ou mesmo abandonada. Com a ajuda de robôs submarinos, engenheiros pretendem injetar nesta quarta-feira fluidos pesados na boca do poço, a 1.600 metros de profundidade, em mais uma complicada manobra para tentar conter o vazamento, que já provoca graves prejuízos ambientais e econômicos. Executivos da BP dizem que essa tentativa de "sufocar" o vazamento é um processo complexo, nunca antes tentado a tamanha profundidade. Mas o governo Obama, sob pressão popular, está impaciente por resultados imediatos. Na segunda-feira, executivos disseram que a "sufocação" do poço tem apenas 60% a 70% de chances de sucesso. O vazamento começou em 20 de abril, quando a plataforma que perfurava o poço explodiu e afundou, causando 11 mortes. Desde então, o valor de mercado da empresa na Bolsa de Londres teve uma perda de cerca de 25%, ou 50 bilhões de dólares. O governo dos Estados Unidos passou semanas fazendo duras críticas à BP e, no domingo, o secretário de Interior, Ken Salazar, sugeriu que a empresa poderia ser afastada da tarefa se não conseguir estancar o vazamento rapidamente. Nos últimos dias, no entanto, as autoridades pareceram recuar, já que precisam da tecnologia de águas profundas da BP para tentar consertar o problema. A Casa Branca disse que Obama irá na sexta-feira à Louisiana avaliar as atividades, e que o governo já mobilizou mais de 1.200 embarcações e 22 mil funcionários para "uma das maiores reações a um evento catastrófico na história. O governo também declarou "desastre pesqueiro" na Louisiana, Mississippi e Alabama.

Petrobras descobre petróleo no pós-sal e pré-sal em Campos

A Petrobras informou nesta terça-feira que encontrou duas novas acumulações de óleo leve (29 graus API) em reservatórios do pós e do pré-sal em águas profundas da bacia de Campos. As descobertas foram feitas no poço 6-CRT-43-RJS, conhecido como Carimbé, localizado no Campo de Caratinga, a cerca de 106 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, em lâmina d'água de 1.027 metros. Na semana passada, a estatal informou à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) que descobriu indícios de petróleo no campo de Albacora Leste, também na bacia de Campos. O campo de Albacora Leste foi descoberto em 1986 pela Petrobras, operadora do ativo em consórcio com a Repsol-YPF. De acordo com o site da ANP, o poço 6BRSA811DRJS indica que a empresa está buscando reservas mais profundas.

Funcionários dos Correios no Rio Grande do Sul decretam greve por 24 horas

Funcionários dos Correios no Rio Grande do Sul decidiram na noite desta terça-feira, em assembléia geral, seguir a orientação nacional da categoria e paralisar as atividades por 24 horas. Os grevistas reivindicam participação nos Lucros e Resultados, repúdio à transformação da empresa em sociedade anônima, realização de concurso público e outras coisas. No Rio Grande do Sul reclamam também da falta de assistência médica. Os Correios atualmente são uma monumental porcaria no Brasil inteiro, com um serviço que é lixo, e os funcionários querem liquidar de ver com a imagem da empresa. Eles não querem modernidade nenhuma na empresa, querem apenas mais e mais vantagens. De uma vez por todas, é preciso abrir totalmente esse mercado no Brasil, assim como foi feito na telefonia.

Polícia Federal decide investigar Tuma Júnior em Brasília

A Polícia Federal decidiu abrir uma investigação, concentrada em Brasília, contra o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr., afastado do cargo no Ministério da Justiça, há 15 dias, acusado de envolvimento com membros da máfia chinesa. A decisão de concentrar as investigações em Brasília seguiu orientação da Corregedoria da Polícia Federal. A direção-geral da Polícia Federal recebeu informações de um inquérito tocado pela Superintendência do órgão em São Paulo, concluído em 2009, cujas interceptações telefônicas flagraram Tuma Jr. tratando da compra de um videogame e celular com Paulo Li, preso acusado de ser um dos chefes de uma máfia chinesa que faz contrabando.

PT endurece com PMDB e ganha apoio de aliados em Minas Gerais

O PT de Minas Gerais decidiu mais uma vez endurecer o jogo contra o PMDB estadual na disputa pela indicação do candidato ao governo mineiro. O PT mineiro tem o apoio dos partidos aliados, seus satélites PCdoB, PR e PRB, interessados em eleger deputados federais e estaduais. O crescimento de Dilma Rousseff nas pesquisas presidenciais aumenta a possibilidade de que o ex-prefeito petista Fernando Pimentel seja o indicado da base lulista para a disputar o governo mineiro, e não o senador Hélio Costa. O isolamento do PMDB mineiro ficou claro na reunião que ocorreu nesta terça-feira em Belo Horizonte com a comissão política representativa dos partidos que dão sustentação ao governo Lula e que estão aliados em Minas Gerais. O PMDB foi informado de que não haverá apenas a homologação da candidatura de Hélio Costa, como gostaria. Esse foi o recado dado ao prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PMDB), que coordena a pré-campanha de Hélio Costa. Ocorre que o PMDB ainda tem bastante força nessa disputa, já que a questão mineira entrou na discussão para o partido fazer aliança nacional com Dilma Rousseff. Os partidos aliados consideram mais importante para eles a candidatura de Fernando Pimentel, porque o número 13 do PT na eleição casada com a presidencial poderia render mais votos de legenda para a aliança e, assim, eles podem eleger deputados. Com Hélio Costa candidato, o PT ficará fora da aliança proporcional (para deputados) e os partidos aliados ficariam vinculados ao número 15 do PMDB. O próprio PMDB relutava em dar abrigo a esses partidos. Nos próximos dias 29 e 30 duas pesquisas (Ibope e Sensus) serão feitas para aferir o potencial das duas pré-candidaturas. Serão pesquisas quantitativas e qualitativas. Com base nelas a comissão política deve decidir o candidato, embora a palavra final possa ser do presidente Lula.

Conta comercial externa do Brasil fica no vermelho em abril

O resultado das trocas de bens e serviços do Brasil com o Exterior ficou no vermelho no mês passado: foi o pior abril em 63 anos. De janeiro a abril, o déficit já é de quase US$ 17 bilhões, mais de três vezes maior do que o do mesmo período no ano passado. Só os gastos dos turistas brasileiros lá fora aumentaram 70%. País rico é isso aí....

Três alertas precederam explosão de plataforma no Golfo do México

Os operários da plataforma de petróleo da BP que explodiu no Golfo do México, gerando uma das piores catástrofes ambientais da história, receberam três sinais de alerta de que algo estava funcionando mal, antes do desastre, revelaram nesta terça-feira legisladores americanos que investigam o caso. Citando uma investigação interna da BP sobre o incidente de 20 de abril, os legisladores Henry Waxman e Bart Stupak informaram que antes da explosão os operadores da plataforma receberam três alarmes sobre problemas de fluxo no poço. "Um dos alertas ocorreu 51 minutos antes da explosão, quando o fluxo superou o padrão de bombeamento", afirmam os representantes que presidem a comissão de energia e comércio. Outro aviso ocorreu 41 minutos antes da explosão, quando houve um inesperado aumento de pressão. O último alerta veio 18 minutos antes da explosão, "diante de pressões anormais e da presença de lodo, quando o bombeamento foi interrompido abruptamente", destaca o memorando. Também há indícios de que os operários da plataforma tentaram controlar a pressão antes da explosão, origem da maré negra que avança pelo Golfo do México. O petróleo continua vazando no fundo o mar e a BP informou hoje que injetará lodo e concreto no oleoduto rompido para tentar interromper definitivamente o fluxo. O grupo petroleiro britânico estima sua chance de sucesso na operação em 60%, mas admite que pode fracassar em mais esta tentativa de conter o vazamento, devido à grande profundidade. Se a operação fracassar, a BP tentará colocar uma rede de tubos de captação para "recuperar a maior parte do petróleo e do gás que saem do poço". Este sistema seria instalado no fim do mês.

Ex-segurança da Bancoop diz ter recebido pagamentos superiores ao salário

Andy Roberto Gurczynska, ex-prestador de serviços de segurança da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo), disse nesta terça-feira que recebeu pagamentos em valores superiores aos das notas fiscais que emitiu para a cooperativa, e devolveu os valores para diretores da entidade. Gurczynska fez a afirmação durante a sessão da CPI da Bancoop na Assembleia Legislativa de São Paulo. Segundo o ex-segurança da cooperativa, em uma ocasião ele emitiu uma nota no valor de R$ 3,8 mil e recebeu R$ 38 mil da entidade, e repassou a diferença para um dirigente da Bancoop. A sessão da CPI foi tensa e houve bate-boca entre deputados estaduais. A Bancoopt desviou dezenas de milhões de reais de projetos habitacionais e grande parte dos recursos foi aplicada em campanhas eleitorais do PT, inclusive de Lula.

Governo Lula assina contrato da primeira PPP federal

O governo Lula assinou nesta teraç-feira o contrato da primeira PPP (Parceria Público-Privada) federal, destinada à construção e à operação de um data center compartilhado entre a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. As obras do complexo deverão ser concluídas no início de 2012. No local, serão futuramente armazenados dados dos dois bancos públicos. Com a infraestrutura física compartilhada, as instituições avaliam que será possível oferecer mais serviços aos clientes, garantindo mais segurança. O investimento inicial do projeto é de R$ 262 milhões e será realizado integralmente pelo consórcio que venceu a concorrência para construção e operação do data center pelo prazo de 15 anos. O valor total está calculado em R$ 880 milhões.

Ministro do Supremo aceita realização de perícia em processo contra Alceni Guerra

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, aceitou pedido do Ministério Público Federal para fazer uma perícia técnica em ação contra o deputado federal Alceni Guerra (DEM-PR), que responde ação penal sob acusação de fraudes em licitação feita quando ele era prefeito de Pato Branco (PR). Segundo o Ministério Público, a Prefeitura de Pato Branco assinou, junto com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Paraná, em 1998, uma obra de pavimentação com superfaturamento de 57%. Para a Procuradoria, é preciso fazer uma perícia técnica no caso. A defesa do deputado também pediu para que fossem feitas novas perícias e novos depoimentos de testemunhas. O pedido foi aceito pelo ministro. Em março, o deputado, junto com o colega Fernando Giacobo (PR-PR), foi absolvido pelo Supremo em processo que respondiam pela acusação de favorecimento em licitação.

Luca di Montezemolo desconversa sobre possível saída de Massa para a Renault

Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, desconversou sobre os recentes rumores da possível saída do piloto brasileiro Felipe Massa da escuderia italiana de F-1 no final desse ano. Isso quer dizer apenas uma coisa: já acabou a carreira de Massa na Ferrari. Em toda esta temporada ele tem sido sempre inferior ao espanhol Fernando Alonso. Aliás, ele perdeu o emprego na Ferrari ao final da primeira curva da primeira volta do primeiro Grande Prêmio deste ano. Ele largou na pole position, no Grande Prêmio do Bahrein, com Alonso em segundo. Na primeira curva, ao final da reta de largada, ele deixou que Alonso ganhasse a posição. Ali ele deveria ter mostrado quem era quem na equipe, e jogado Alonso para fora da pista, ou mesmo batido os carros. Isso demonstraria a sua disposição. Como perdeu ali, perdeu tudo, inclusive o emprego, o contrato, o campeonato. No início desta semana já foi cogitada uma possível negociação entre Felipe e a equipe Renault. Mas segundo o dirigente italiano, o brasileiro só precisa continuar a fazer o seu trabalho na equipe para continuar com o time de Maranello na próxima temporada. "Felipe só precisa continuar trabalhando com o mesmo espírito enquanto toma conta de si e da equipe", afirmou ele ao jornal Gazzetta dello Sport. Montezemolo também comentou sobre a contratação de Fernando Alonso, afirmando que está satisfeito com o desempenho do piloto. Esperem....

Aeroportos vão ganhar salas provisórias de embarque e desembarque na Copa de 2014

Os aeroportos brasileiros vão ganhar um remendão para a Copa do Mundo de 2014, módulos provisórios de embarque e desembarque para atender o maior volume de passageiros durante o evento. Segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, as estruturas vão substituir os terminais que não puderem ser construídos em função de dificuldades impostas pelo orçamento ou por barreiras legais, como as que vêm dificultando a construção de um novo terminal no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (região metropolitana). "São soluções provisórias e temporárias, mas que não alteram o conforto dos passageiros. É muito melhor para os passageiros ter esses módulos do que não ter. Isso vai nos dar condições de atender a demanda", explicou Jobim. Outra medida anunciada pelo ministro para garantir a tranquilidade nos aeroportos durante a Copa é a desconcentração dos vôos alugados (charter), deslocando essas operações para os horários de menor movimento. Jobim ressalvou que o Brasil precisa se preocupar não apenas com a Copa ou com as Olimpíadas de 2016, mas com o crescimento significativo da aviação civil no País, estimada em 10% só este ano. Jobim disse que toda a previsão de crescimento da aviação civil brasileira, doméstica e internacional, está sob controle. Mas destacou que é preciso apontar uma alternativa para a aviação geral, como os serviços de táxi aéreo e a aviação executiva, que não signifique onerar os cofres públicos. "O setor privado deve ter seus próprios aeroportos. Não se justifica o investimento de dinheiro público para melhoria de aeroportos para servir uma aeronave que conduz 3 a 4 pessoas. Nós temos é que nos preocupar é com aeronaves que conduzam mais de cem pessoas", disse o ministro. Para ele, o setor privado deve dar "solução a ele mesmo e não esperar que o Estado ou o contribuinte brasileiro vá dar a solução".

Serra promete acabar com PIS e Cofins sobre obras de saneamento

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, prometeu que, caso seja eleito, vai acabar com a cobrança de PIS e Confins sobre obras de saneamento tão logo tome posse. Ele reclamou da alta tributação sobre o setor durante sabatina promovida pela CNI (Confederação nacional da Indústria) com os presidenciáveis. "Eu prometo, se for eleito, no dia 2 de janeiro, ter um projeto eliminando PIS e Confins do financiamento de obras de saneamento", garantiu. "Vocês sabem de quanto foi o aumento dos impostos sobre os investimentos em saneamento básico neste governo? Subiu de 3,5% para 7%. Por ano, esse aumento significa R$ 2 bilhões que poderiam ser investidos", disse Serra.

TSE suspende inserções do DEM na Bahia

O corregedor-geral Eleitoral, ministro Aldir Passarinho Junior, do Tribunal Superior Eleitoral, suspendeu nesta terça-feira as inserções partidárias do DEM que iriam ao ar na Bahia. Ele entendeu que os programas veiculados nos dias 20 e 22 deste mês no Estado realizaram propaganda negativa contra o governador petista Jacques Wagner. Em uma das inserções, o DEM critica falhas na segurança pública e no atendimento de saúde pelo governo da Bahia. "Nosso Estado é campeão mundial em dengue e meningite e as pessoas estão morrendo por falta de atendimento. Mudar esse quadro é determinação do Democratas. Porque a Bahia quer e merece mais", dizia uma das propagandas, também fazendo referência ao slogan do pré-candidato tucano à presidência, José Serra. Para o ministro do TSE, o DEM na Bahia fez uma "espécie de propaganda eleitoral negativa do atual governador do Estado, a merecer imediata reprovação". Passarinho Júnior decidiu arquivar um outro pedido do PT que questionava as inserções do PSDB também na Bahia.

Parecer pede cassação da deputada distrital do dinheiro na bolsa

Parecer da deputada distrital Erika Kokay (PT) recomendou a cassação da deputada Eurides Brito (PMDB) por quebra de decoro parlamentar. Eurides Brito, que está afastada, ficou conhecida ao ser filmada colocando dinheiro na bolsa durante o escândalo do Distrito Federal. O documento foi apresentado nesta terça-feira à Comissão de Ética da Câmara do Distrito Federal. O relatório será analisado nesta próxima quinta-feira. Se o documento foi aprovado, a cassação de Eurides será votada pelo plenário da Câmara. Para a relatora, há indícios de formação de quadrilha, crime de natureza continuada e recebimento de recursos ilícitos. Na semana passada, a 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal negou pedido da deputada para voltar ao exercício do mandato.

Petrobras registra recorde na produção para um mês

A produção de petróleo da Petrobras no País foi recorde em abril. Foram 2,032 milhões de barris/dia, em média, maior volume dentro de um mês, na história da companhia. O recorde anterior, de 2,003 milhões de barris/dia, havia sido observado em setembro de 2009. A produção de abril supera em 1,9% a média verificada em março (1,994 milhão de barris/dia). Somada a produção internacional de 151,4 mil barris/dia, a Petrobras teve média de 2,184 milhões de barris/dia de petróleo no mês. De janeiro a abril, a Petrobras teve produção média de 1,996 milhão de barris/dia. No Exterior, a petrolífera produziu, em média, 150 mil barris/dia de óleo nos quatro primeiros meses deste ano. A produção de gás natural da estatal totalizou 51,547 milhões de metros cúbicos diários, avanço de 2,8% na comparação com março. No acumulado de janeiro a abril, a Petrobras registrou produção média de 50,682 milhões de metros cúbicos diários de gás em campos nacionais. No Exterior, a produção de gás da estatal caiu 7,2% em relação a março, ficando em 15,324 milhões de metros cúbicos/dia. Na média do primeiro quadrimestre, a produção foi de 16,051 milhões de metros cúbicos. Somadas as produções de petróleo e gás natural no Brasil e Exterior, a Petrobras extraiu 2,598 milhões de boe (barris de óleo equivalente) diários em abril, variação positiva de 1,6% sobre o mês anterior.

Tesouro gaúcho arrecada mais do que o esperado pelo quinto mês consecutivo

O Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul arrecadou mais do que o esperado pelo quinto mês consecutivo. O total é de R$ 1,464 bilhão. O valor foi R$ 35 milhões a mais do que o projetado para o mês. Em junho, o governo gaúcho concederá reduções de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) à Indústria de Máquinas e Equipamentos Rodoviários. Conforme a Secretaria da Fazenda, serão beneficiadas 1,6 mil empresas.

Capital da Jamaica em estado de guerra civil contra o tráfico de drogas

Violentos confrontos entre grupos armados que protegem um chefão do tráfico de drogas e a polícia jamaicana provocaram nesta terça-feira a morte de pelo menos 60 pessoas, transformando a capital Kinsgton em um campo de batalha. Dois caminhões levaram cerca de 50 corpos nesta terça-feira ao necrotério do Hospital Público de Kingston. Um terceiro caminhão foi visto nas imediações do necrotério, cheio de corpos com ferimentos causados por tiros, incluindo um bebê. Esse caminhão transportava 12 cadáveres. As forças de segurança enfrentam gangues que resistem desde segunda-feira com violência à ordem de detenção de Christopher "Dudus" Coke, procurado pelos Estados Unidos por tráfico de armas e drogas. Até o momento, a Polícia reconheceu a morte de 27 pessoas. O primeiro-ministro da ilha, Bruce Golding, lamentou a perda de vidas e prometeu restabelecer a lei e a ordem na nação caribenha. Nesta terça-feira, o governo pediu aos moradores da capital que permaneçam em suas casas. Os combates continuam sendo travados nas proximidades de um hospital da cidade para onde foram levados os corpos. Os seguidores armados do chefão do tráfico tentaram entrar no centro médico, mas seu acesso foi impedido, o que gerou um novo confronto com a polícia. Apoiada por tropas do Exército e com a ajuda de helicópteros, a polícia iniciou na segunda-feira um assalto ao bairro pobre do oeste de Kingston, fortaleza do traficante. A operação foi executada depois que na semana passada o governo assinou o pedido de extradição e no domingo declarou estado de emergência. Soldados armados com fuzis patrulham a turbulenta zona de Tiboli Gardens, revistando casa por casa em busca de Coke. As ruas de Kingston estão completamente desertas, enquanto os helicópteros cruzam os céus da capital. As escolas e lojas permaneceram fechadas e os táxis se negam a transportar passageiros. Nesta terça-feira, várias companhias aéreas cancelaram seus vôos na capital desta ilha caribenha de 2,8 milhões de habitantes. A embaixada dos Estados Unidos instruiu seus cidadãos a não viajarem para a Jamaica e suspendeu seus serviços não-essenciais. Cerca de 211 pessoas foram presas na zona de Tiboli Gardens e nos arredores de Denham Town durante o ataque lançado pelas forças de segurança na segunda-feira. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos classifica Coke como um dos "narcotraficantes mais perigosos". Ele é acusado de liderar desde 1990 um gangue internacional denominada "The Shower Posse", que vende maconha e pasta base de cocaína em Nova York e para outros lugares dos Estados Unidos.

WEG compra distribuidora de motores elétricos na África do Sul

A WEG anunciou nesta terça-feira a compra do controle do Zest Group, empresa líder na distribuição de motores elétricos na África do Sul. O valor do negócio não foi divulgado. As duas companhias mantém parceria há mais de 30 anos para importação e distribuição dos produtos da WEG no mercado sul-africano. O Zest Group também possui companhias especializadas na montagem de painéis elétricos industriais, na integração de produtos para a montagem de grupos geradores e na prestação de serviços de comissionamento elétrico. A aquisição deve concluída até o final de junho, após processo de due diligence.

Lula usa comunicação do governo para Dilma

Lula usou nesta terça-feira a coluna semanal “O presidente responde”, distribuída pela Secretaria de Comunicação da Presidência para 153 jornais País afora, para fazer campanha para Dilma Rousseff. A última das três perguntas respondidas por Lula na coluna, indagava sobre a continuidade do PAC no próximo governo. Lula então foi taxativo: "A decisão sobre a continuidade do PAC caberá, evidentemente, ao próximo governo. Se depender da minha vontade, o próximo governante vai conduzir esse bastão porque é indispensável ao desenvolvimento do nosso País e à geração de empregos. No entanto, tudo o que eu posso garantir é que quem participou da concepção e da execução das obras do PAC, obviamente dará continuidade ao Programa". Não é nem preciso lembrar que há anos Lula faz questão de dizer, e a propaganda de Dilma de repetir, que ela foi a grande gestora do programa, qualificada inclusive como “mãe” do programa. Definitivamente, Lula e o petismo resolveram mandar as leis brasileiras às favas.

Netanyahu chama acordo nuclear promovido por Brasil de "impostura"

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, qualificou nesta terça-feira de embuste o acordo nuclear firmado por Irã, Brasil e Turquia, por iniciativa do presidente Lula. Em discurso no Knesset, Netanyahu disse que "o acordo é uma impostura que não impedirá o Irã de obter urânio enriquecido". "O objetivo desta impostura é evitar que o Irã seja submetido a sanções internacionais", afirmou o líder do Estado judeu. E é o que é. O regime fascista islâmico de Teerã vive ameaçando de morte a nação israelense, o que significa ameaçar Israel com um novo Holocausto. Com uma bomba atômica nas mãos, os fascistas islâmicos acham que conseguiriam completar a obra de Hitler.

Organização terrorista Hezbollah garante poder afundar navios na costa de Israel

O chefe da organização terrorista islâmica Hezbollah, o terrorista Hassan Nasrallah, afirmou nesta terça-feira que é capaz de afundar qualquer navio de guerra na costa de Israel, caso ocorra um novo conflito com o Estado hebreu. "Se iniciarem uma nova guerra com o Líbano, se bloquearem nosso litoral, qualquer navio militar, civil ou comercial que se dirija pelo Mediterrâneo para a Palestina ocupada será alvo da resistência islâmica", disse o terrorista Nasrallah em um discurso para milhares de simpatizantes do Hezbollah, em seu bastião na periferia sul de Beirute. "No sul ou no norte da costa israelense, podemos tomar navios como alvo, bombardear e atingir" qualquer um, disse Nasrallah por ocasião do décimo aniversário da retirada das tropas israelenses do sul do Líbano: "Quando o mundo souber que estes navios foram destruídos, ninguém se atreverá a vir para Israel". No verão de 2006, estes terroristas islâmicos, sustentados e armados pelo Irã e pela Síria, provocaram um conflito armado com Israel, sequestrando soldados israelenses, em território de Israel, que faziam a guarda de posto de fronteira. Israel reagiu e matou mais de 1.200 xiitas, tendo perdido 160 militares.

Magro e abatido, cineasta iraniano é fotografado em sua casa

O cineasta iraniano Jafar Panahi, libertado nesta terça-feira, foi fotografado em sua casa no Teerã. Visivelmente abatido e mais magro após três meses na prisão, o diretor aparece nas imagens ao lado de familiares. Panahi, de 49 anos, foi preso no dia 1º de março, junto com outras 16 pessoas por ordem do regime fascista islâmico do Irã. O diretor, que apóia a oposição ao ditador fascista islâmico Mahmoud Ahmadinejad (reencarnação de Hitler), foi acusado de "preparar um filme contra o regime, sobre os acontecimentos posteriores às eleições", o que Panahi nega. A mulher de Panahi, Tahereh Saeedi, confirmou a libertação do cineasta na manhã desta terça e disse que o marido iria ao médico. Panahi iniciou há dez dias uma greve de fome para protestar contra sua prisão. Ele dexou a cadeia após o pagamento de uma fiança de 160 mil euros. A prisão provocou uma onda de indignação internacional, e muitas personalidades pediram sua libertação, particularmente nos últimos dias, durante o Festival de Cannes, no qual o diretor faria parte do júri. Durante a premiação de Cannes, a atriz francesa Juliette Binoche, eleita a melhor atriz do Festival, levantou um cartaz pedindo a libertação do cineasta iraniano, e antes disso, na semana anterior, o cineasta afirmou ser inocente através de uma carta. O cineasta iraniano Abbas Kiarostami também prestou depoimento em Cannes, onde lançava o filme "Copie conforme". "Antes de falar do filme, queria falar sobre outro assunto que está no centro da nossa preocupação aqui. O cinema está sob ataque. É óbvio que não preciso detalhar, mas estou falando da situação de Jafar Panahi", disse o cineasta. Impedido de integrar o júri do Festival, o cineasta mandou na ocasião "calorosos abraços de minha pequena e escura cela na prisão de Evin", cumprimentando aqueles que "junto com minha mulher, minhas crianças e conterrâneos vieram me visitar no lado de fora e estão trabalhando para que eu seja libertado". Panahi, de 49 anos, é conhecido pela corajosa crítica social de seus filmes, tais como "O círculo", que lhe rendeu o Leão de Ouro do Festival de Veneza, em 2000, "Ouro carmim" e "Fora do jogo", ganhador, em 2006, do Urso de Prata do Festival de Berlim. Em fevereiro passado, as autoridades proibiram Panahi de deixar o país para participar do Festival de Berlim. E em março, o diretor de cinema foi detido porque, segundo o ministério da Cultura e Orientação Islâmica, estava fazendo um filme contra o regime.

Ministro Paulo Bernardo propõe nova MP para garantir 6,14% a aposentados

Para derrubar o reajuste de 7,7% aos aposentados do INSS que ganham acima de um salário mínimo, aprovado pelo Congresso Nacional, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo propôs a edição de uma nova Medida Provisória. A MP garantiria o reajuste de 6,14%, em vigor desde janeiro. Mas, para não chocar com a primeira MP que fixou o aumento, o reajuste seria agora denominado de "abono". Nesta terça-feira, Paulo Bernardo disse que fez a proposta ao presidente Lula. Mas Lula ainda não tomou a decisão sobre se vetará ou não a mudança feita pelos parlamentares. "Os 6,14% ficam garantidos na forma de abono. Pagos neste ano. E o governo que assumir ano que vem dá um tratamento pra isso", disse o ministro. O reajuste de 7,7%, equivalente a 80% da variação do Produto Interno Bruto (PIB) de 2008 mais a inflação medida pelo INPC, foi aprovado semana passada pelo Congresso. O governo quer dar apenas 50% do PIB. A preocupação do governo é que 1,5% a mais ampliará os gastos da Previdência Social em cerca de R$ 1,7 bilhão este ano. Somente o aumento de 6,14% custará R$ 6,7 bilhões este ano, segundo o INSS, segundo os petista.

TRE paulista derruba cassação de Kassab por doação irregular

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo derrubou por unanimidade, nesta terça-feira, a cassação do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e de sua vice Alda Marco Antônio (PMDB). Em fevereiro, decisão do juiz Aloisio Sérgio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, havia aceitado denúncia do Ministério Público Eleitoral, que acusou o prefeito de ter recebido doações ilegais da AIB (Associação Imobiliária Brasileira), de sete construtoras e do Banco Itaú em 2008. A Lei Eleitoral proíbe que candidatos ou partidos políticos recebam doações de empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público. No caso de Kassab, seriam as construtoras que prestam serviços à Prefeitura de São Paulo. Segundo o juiz, Kassab e Alda teriam recebido R$ 10 milhões em doações irregulares. O valor representa 33,5% do total declarado na prestação de contas do prefeito, cerca de R$ 29,8 milhões. Logo após a decisão, Silveira suspendeu a cassação até o julgamento do recurso. Para os juízes do Tribunal Regional Eleitoral, por unanimidade, não houve irregularidade nas doações de Kassab. Eles dizem que não foi possível estabelecer uma relação entre a AIB (Associação Imobiliária Brasileira) e o Secovi-SP (sindicato do setor imobiliário) por falta de provas. O juiz Alceu Penteado Navarro, relator, também votou pela derrubada da cassação por entender que a denúncia foi apresentada depois dos 15 dias após a diplomação, como determina a lei. O mesmo juiz cassou o mandato de 24 dos 55 vereadores de São Paulo pelo mesmo motivo. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral já derrubou a cassação de 14 deles. Alguma coisa está muito errada nesses julgamentos. Afinal de contas, o que o juiz de primeira instância viu de criminoso que absolutamente não foi encontrado pelos desembargadores?

Obama recusa convite de Lula para visitar o Brasil, e petistas dizem que foi trama de FHC

O presidente do Estados Unidos, Barack Obama, rejeitou um convite do “Cara” para visitar o Brasil antes das eleições de 3 de outubro. Sinal de que o bom senso falou mais alto. Afinal, Obama, a esta altura, já tem alguma experiência nesse negócio de eleições… e de Brasil. E conta com uma secretária de Estado, Hillary Clinton, ainda mais experiente do que ele. Não fosse o calendário, há também uma questão de agenda. Por que Obama visitaria o Brasil agora? Para incensar Lula pelo comportamento estúpido da política externa brasileira em relação a temas que podem ir, literalmente, de A a Z, de Ahmadinejad a Zelaya, passando pelo B, de Bolívia; C, de Colômbia; D, de desarmamento nuclear; E, de Equador… e por aí afora? É claro que a Casa Branca sentiu o cheiro da exploração eleitoreira no ar, mas há também um contencioso que não faz senão aumentar. A recusa de Obama em visitar o Brasil neste momento é, na verdade, uma sinal de desagrado com a política externa brasileira, que preferiu, já não há mais dúvidas a esta altura, alinhar-se com os inimigos dos Estados Unidos. Como até as marquises do Maracanã sabem, esta governo bolivariano de Lula é devastado por em esquerdismo anti-americanista vulgar. Mas, diante da recusa de Obama em visitar "O Cara" em ano eleitoral, os petralhas do Palácio do Planalto imediatamente trataram de espalhar uma versão: Obama foi aconselhado por FHC a não vir ao Brasil. Mas não é mesmo uma conspiração dos infernos? Os petralhas podem aproveitar a onda e dizer que também o editor de Videversus, jornalista Vitor Vieira, aconselhou Obama a não dar trela para o bolivariano amigo de fascistas e terroristas.

Procuradora eleitoral avisa, abusos ameaçam eleição da neopetista Dilma Rousseff

A candidatura da neopetista Dilma Rousseff (PT) à Presidência caminha para ter problemas já no registro e, se eleita, na sua diplomação. A afirmação é de Sandra Cureau, procuradora da República e vice-procuradora-geral eleitoral. Ela afirma que esses problemas podem surgir se casos de desrespeito à legislação eleitoral continuarem na pré-campanha. Sandra Cureau, que estudou no Colégio Estadual Júlio de Castilhos (quando essa era uma escola modelo do Estado do Rio Grande do Sul, hoje é um antro de drogadição e vagabundagem) e se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (isso quando o ensino de Direito no Estado não havia aderido ao "Direito achado nas ruas"), diz haver “uma quantidade imensa de coisas” na pré-campanha de Dilma que podem ser interpretadas como abusos de poder econômico e político. O Ministério Público Eleitoral está reunindo informações sobre os eventos dos quais a ex-ministra tem participado para pedir ao Tribunal Superior Eleitoral a abertura de uma Ação de Investigação Judicial-Eleitoral por abuso de poder econômico e político. Em tese, a Ação de Investigação Judicial-Eleitoral poderá resultar na negação do registro ou no cancelamento da diplomação pela Justiça Eleitoral. “A repetição desses fatos, evidentemente, vai configurar abuso na propaganda”, disse a procuradora. Os fatos a que Sandra Cureau se refere são as multas que o Tribunal Superior Eleitoral tem aplicado no presidente Lula e em Dilma. Lula já foi multado quatro vezes por propaganda eleitoral antecipada, e Dilma, duas vezes. “Um dos casos em que se cassa o registro ou que se cassa a diplomação é quando há abuso de poder econômico ou político. E nesse caso poderia se configurar as duas coisas até”, disse Sandra Cureau. Segundo ela, um evento custeado com dinheiro público é abuso de poder político e também de poder econômico: “Um abuso de poder econômico até pior porque feito às custas de contribuições da população, que, afinal de contas, é quem paga impostos”. Para a procuradora, que trabalha em eleições desde 1985, Lula -”infelizmente”, diz ela, em seus pronunciamentos públicos, participa diretamente da pré-campanha da petista. As constantes aparições de Dilma em eventos do governo depois de seu desligamento do ministério da Casa Civil, em março, foram classificadas pela vice-procuradora como uma “situação até mais estranha”. A fala da procuradora gaúcha Sandra Cureau não é gratuita. Com toda certeza ela se reveste de um grave aviso final para que a petralhada, Lula e Dilma, passem a se comportar de acordo com a lei. E também um aviso aos ministros para que fiquem antenados diante da necessidade de dar um basta a tamanha quantidade de afrontas legais promovidas pela petralhada.