quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Lula diz que ficou "orgulhoso" com escolha de seu nome para Tupi

O presidente Lula agradeceu ao presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, por batizar de "Lula" a área de Tupi, que tem reservas estimadas em 6,5 bilhões de barris de petróleo e gás recuperáveis. Após a declaração de comercialidade pela Petrobras e os sócios Galp e BG, os campos recebem nomes indígenas ou de espécies da fauna marinha. "Sinceramente, fiquei feliz. Obrigado, companheiro Gabrielli, por colocar meu nome", disse Lula, em entrevista depois de visitar local onde será instalada a refinaria Premium II, no Complexo de Pecém, na região metropolitana de Fortaleza. Antes de agradecer a Petrobras pela homenagem, Lula brincou que a referência não seria ao seu nome, mas ao molusco lula, que chamou de crustáceo: "Fiquei orgulhoso. Não é o meu nome, é o nome de um crustáceo, o lula. Pensei que só tinha lula pequena, aquela que a gente faz isca, esses dias eu vi que tem lula de 17 metros, a lula colossal. Achei importante. A Petrobras, nos estudos que ela faz lá embaixo do mar, descobriu um tipo de rocha que tem nove coisas assim, iguaizinhas as minhas mãos". Quando um consórcio declara comercialidade, ele anuncia que a produção naquele campo é viável em escala comercial. Depois da declaração de comercialidade, as reservas do campo são integradas ao portfólio da companhia. O BM-S-11 começou a ser perfurado em outubro de 2006. A área de Tupi foi a primeira grande descoberta do pré-sal. Anunciada no final de 2007, foi a partir dela que o governo identificou o grande potencial da nova fronteira exploratória brasileira. Desde então, os leilões na camada pré-sal foram suspensos e um novo marco regulatório para o setor foi desenvolvido, e sancionado na semana passada pelo presidente Lula. A Petrobras tem 65% do consórcio, sendo a operadora do bloco. A britânica BG tem 25%, com os 10% restante a cargo da portuguesa Galp.

Nenhum comentário: