quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Agressor da Avenida Paulista é encaminhado à Fundação Casa

Um dos menores acusados de ter espancado três pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, se apresentou com a família à Vara da Infância e Juventude na tarde desta quinta-feira. Ele foi encaminhado para a Fundação Casa, na unidade do Bras, onde ficará internado por período indeterminado. A Justiça determinou a reinternação provisória dos jovens na última terça-feira, atendendo a pedido da Promotoria da Infância e da Juventude da capital. As agressões gratuitas promovidas por esses pityboys comprovam que é preciso mudar a legislação brasileira com urgência. É preciso passar a penalizar criminalmente a partir dos 14 anos. Hoje, um guri de 14 anos tem um pé tamanho 40 e 1m80 de altura. E boa parte dessa gurizada pratica artes marciais.

Um comentário:

Cláudio disse...

A solução não seria das mais difíceis...
Hoje um menor de idade é emancipado em situações como: casamento, diploma de curso superior, cargo público, entre outras. Ora, se pode emancipar-se nessas condições, por quê a Lei não poderia determinar sua emancipação, no mínimo, para crimes de atentado à vida das pessoas, levando-os a julgamento, e penalizando-os como se de maioridade fossem?
Assim não haveria necessidade de se alterar a Lei reduzindo-se o patamar limítrofe da menoridade. Pois, pergunto, qual seria o limite ideal dessa redução? Hoje 14 anos, daqui há algum tempo 12 e, depois disso, se cada vez com menos idade estão se tornando criminosos?
Com excessão de doenças mentais comprovadas, que justificariam suas internações em manicômios, nos demais casos, esses aprendizes do criminalidade, já sabem muito bem, e há muito tempo, o que estão praticando. Mas, é claro, valem-se do tal "...sou "dimenor", não pega nada..."
Enquanto estiverem sob o beneplácito da Lei, isso não vai mudar. Mas, mudar é preciso, já passou da hora. A sociedade precisa de uma resposta e... prá ontem.