sábado, 23 de outubro de 2010

Quem é Marco, o estagiário ultrajado e demitido pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça

O estudante Marco Paulo dos Santos, de 24 anos, nasceu na Grécia, filho de mãe brasileira e pai africano (Cabo Verde). Aos dois anos de idade, após a separação dos pais, Marco veio para o Brasil com a mãe e o irmão mais velho. Antes de começar a estagiar no Tribunal fazia bicos dando aulas de violão. Segundo ele, a oportunidade de estagiar no Tribunal surgiu no início deste ano. O estágio foi seu primeiro emprego. “Não sei bem se foi em fevereiro ou março. Mas passei entre os 10 primeiros colocados e fui convocado para a entrevista final. O meu ex-chefe foi quem me entrevistou”, relembra. Marco passou a receber uma bolsa mensal de R$ 600,00 e mais auxílio transporte de R$ 8,00 por dia. “Trabalhava das 13 às 19 horas. Tinha função administrativa. Trabalhava com processos, com arquivos, com informações da área de pagamentos”, explica. No período da manhã, ele freqüenta a Escola de Choro Raphael Rabello, onde aprende violão desde 2008. À noite, atravessa de ônibus os 32 quilômetros que separam a cidade de Valparaíso de Goías, onde mora, da faculdade, em Brasília, onde cursa o quinto semestre de Administração. Sobre sua demissão do Superior Tribunal de Justiça, ele parece atônito: “Ainda estou meio sem saber o que fazer. Tudo aconteceu muito rápido. Mas já tinha planos de montar uma escola de música na minha região onde moro". Que tipo de julgamento isento você pode esperar de uma Justiça composta por juízes com comportamento desse estilo?

Nenhum comentário: