sábado, 7 de agosto de 2010

Advogado da iraniana Sakineh foi libertado na Turquia e seguirá para asilo na Noruega

A Anistia Internacional afirmou nesta sexta-feira que Mohammad Mostafaei, advogado de Sakineh Ashtiani, a iraniana condenada a morte por apedrejamento, foi libertado de um centro de detenção na Turquia. O advogado deve viajar para Noruega nos próximos dias. Notório defensor dos direitos humanos no Irã, Mostafaei foi obrigado a fugir do país na semana passada, após ter a mulher e o cunhado presos e a prisão decretada pela Justiça iraniana. Em território turco, sem visto, ele foi preso e levado a um centro de detenção para estrangeiros em Istambul. O advogado deu entrada no processo para concessão de asilo perante a Acnur e o governo de Ancara. A Turquia, por lei, não concede asilo permanente a cidadãos não europeus, o que demonstra o caráter da democracia no país. Mostafaei contou que "a pressão era insuportável" no Irã: "A gota d'água foi pegarem como reféns minha mulher e meu pai. Tenho muito amor pelo Irã e pelo meu trabalho. Posso dizer que já ajudei a salvar a vida de mais de 50 pessoas. Eu quero atuar no Irã, mas, infelizmente, a pressão que sofro é insuportável".

Nenhum comentário: