sexta-feira, 16 de abril de 2010

Campanha de José Serra trabalha para reverter vantagem de Dilma no Nordeste

O comando da campanha de José Serra (PSDB) à Presidência da República trabalha para tentar reverter a vantagem de Dilma Rousseff (PT) na região Nordeste do País. O Nordeste vem sendo tratado por aliados de Serra como fiel da balança, capaz de decidir em favor do tucano se o percentual de votos da oposição crescer nos nove Estados nordestinos. A meta do PSDB é conquistar entre 35% e 40% dos votos em favor de Serra no Nordeste, mesmo com a vitória de Dilma na região. O partido quer reverter o cenário de 2006, em que o então candidato Geraldo Alckmin (PSDB) conquistou apenas 22,87% dos votos no Nordeste no segundo turno na disputa direta com Lula, que ficou com 77,13% dos votos. Os tucanos estão confiantes de que Serra terá vantagem sobre Dilma no Sul e Sudeste, por isso focam no Nordeste como região capaz de beneficiar o tucano. Articuladores da campanha de Serra elaboram estratégias capazes de garantir votos ao presidenciável no Nordeste. Além de intensificar as viagens à região, a ideia é tentar desvincular Dilma de Lula ---com críticas diretas à petista, mas afagos no presidente. Os aliados de Serra reconhecem que o candidato não pode criticar Lula publicamente diante da popularidade do petista, situada acima dos 80% no país. A ideia dos tucanos é mostrar que a petista tem características diferentes de Lula, por isso a sua vitória não significaria a repetição do presidente no poder. Esta semana, Serra deu a largada na sua pré-campanha com visitas a Salvador (BA) e Maceió (AL), já na ofensiva de focar o Nordeste. O tucano também concedeu entrevistas a várias rádios do Nordeste, especialmente do interior, na tentativa de difundir sua imagem junto à população local.

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