quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Venda de genéricos cresceu 19% em 2009 com ajuda da crise

O setor de medicamentos genéricos cresceu 19,4% em 2009 impulsionado pela crise econômica. Foram vendidas 330,9 milhões de unidades ante 277,1 milhões um ano antes, divulgou nesta quarta-feira a Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos). No ano passado, as indústrias do setor movimentaram R$ 4,5 bilhões, representando aumento de 24% sobre 2008 (R$ 3,6 bilhões). Para o presidente da Pró Genéricos, Odnir Finotti, um dos fatores que colaboraram para o aumento das vendas foi a crise econômica. Com mais consumidores querendo reduzir custos, o setor saiu em vantagem. "Os genéricos são uma opção para que o consumidor mantenha sua qualidade de vida, sem precisar cortar o uso de medicamentos, gastando, em média, 50% a menos. Certamente, novos clientes vieram para esse mercado em 2009", disse ele. Segundo estudo da associação, os brasileiros economizaram R$ 13,7 bilhões com a compra dessa categoria de remédios desde o início das vendas, em meados de 2000. Quem introduziu os genéricos no Brasil foi José Serra.

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