sábado, 20 de fevereiro de 2010

TAM é multada em R$ 1,9 milhão por descumprir lei do call center

A companhia aérea TAM foi multada em R$ 1,948 milhão pelo descumprimento das regras de atendimento dos call centers, em vigor desde 1º de dezembro de 2008. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, alega que a empresa cometeu duas infrações em novembro de 2009. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira. A primeira ilegalidade foi pela não inclusão no menu inicial das opções "reclamação" e "atendimento". Já a outra irregularidade ocorreu pela espera pelo atendimento ter ultrapassado três minutos, sendo que o limite é de um minuto. Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, os problemas foram corrigidos após um mês, em dezembro de 2009, o que atenuou a multa. De acordo com o órgão, o valor é calculado com base na receita da empresa e a gravidade do problema. As informações sobre as irregularidades chegaram ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor por meio de reclamações dos consumidores aos Procons estaduais. Além da TAM, outras 11 empresas já foram multadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, segundo o último balanço, de novembro de 2009. Ao todo, foram aplicadas penalidades no valor de R$ 10,6 milhões

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