quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

João Carlos Zoghbi, ex-diretor do Senado, recorre ao Supremo contra sua demissão

O ex-diretor de Recursos Humanos do Senado, o inefável João Carlos Zoghbi, recorreu nesta quarta-feira contra a sua demissão da Casa, resolvida pela Mesa Diretora em outubro por unanimidade. A demissão ocorreu em novembro. O advogado de Zoghbi, Getúlio Humberto Barbosa de Sá, já havia dito que ia estudar os recursos possíveis contra a demissão tanto no Senado quanto na Justiça Federal. O processo pelo qual ele foi demitido diz respeito a fraudes na realização de convênios para operação de crédito consignado no Senado. Zoghbi usou uma ex-babá como “laranja” em uma empresa que intermediava convênios com a Casa. Um dos filhos de Zoghbi assumiu a culpa pela empresa de fachada. Zoghbi autorizou ainda que alguns funcionários obtivessem crédito com parcelas acima do permitido pela lei, 30% do salário. Segundo o advogado, a comissão que investigou as denúncias contra Zoghbi indeferiu pedidos de produção de provas de defesa, que provaria inclusive a falta de isenção de membros da própria comissão. Além disso, as autoridades competentes para analisar o processo teriam feito um pré-julgamento do ex-diretor.

Morre capitão do "Exodus", navio-símbolo da migração judaica para Israel


Ike Aronowicz, capitão do "Exodus", navio emblemático da imigração judaica para Israel durante o mandato britânico, que em 1947 foi impedido pela marinha britânica de chegar a seu destino, morreu nesta quarta-feira, aos 86 anos, anunciou o gabinete do presidente israelense, Shimon Peres. Yitzhak Ike Aronowicz, que nasceu na Alemanha, em 1923, e emigrou para a Palestina em 1932, "deu uma contribuição única para o Estado, que jamais será esquecida", afirmou Shimon Peres. O "Exodus" zarpou do porto de Sete, na França, com mais de 4.500 passageiros a bordo, a maioria sobreviventes do Holocausto nazista que decidiram se estabelecer na Palestina. O navio foi cercado pela marinha britânica na costa da Palestina e impedido de atracar em Haifa. Depois de semanas isolados no mar, seus passageiros foram forçados a retornar à França. Por fim, tiveram que desembarcar na Alemanha e foram mandados para campos perto de Lubeck. O incidente revoltou a comunidade internacional, que ainda digeria com dificuldade o que havia acontecido aos judeus nos campos de concentração do Terceiro Reich durante a Segunda Guerra Mundial. Pressionadas, as autoridades britânicas transferiram os refugiados judeus para campos no Chipre, onde permaneceram até a criação do Estado de Israel, em 1948. "O Exodus foi também criação de Aronowicz. Ele não foi apenas seu capitão, e sim um líder que deu à viagem caráter e determinação", declarou o presidente israelense.

Petrobras pretende comprar até três usinas de etanol em 2010

A Petrobras vai manter sua meta de produção de etanol na revisão do plano estratégico para o período 2010-2014, que está sendo elaborado e tem previsão de divulgação em janeiro, e pretende adquirir mais duas ou três participações em usinas no próximo ano. Em 2010, a empresa garante a entrega ao mercado de 747 milhões de litros do combustível, afirmou Ricardo Castello Branco, diretor de etanol da Petrobras Biocombustíveis, braço de biocombustíveis da Petrobras. Em 2011 a previsão é que a produção atinja 1,392 bilhão de litros e, em 2012, o montante de 2,319 bilhões. Segundo ele, em 2010 serão anunciadas mais duas ou três aquisições de participações em usinas prontas para produzir do mesmo porte da aquisição divulgada na quarta-feira, uma usina em Minas Gerais de 100 milhões de litros que inicia a escalada rumo à meta de produzir 3,9 bilhões de litros em 2013. O mercado japonês ainda é um dos focos, confirma o diretor, mas a China entrou definitivamente na lista de possível mercado para o etanol brasileiro, após reduzir a taxa de importação do produto e a Petrochina assinar com a estatal memorando de entendimentos para produção no Brasil e exportação para o gigante asiático.

Cirurgia retira 14 agulhas de menino internado em Salvador


O menino de dois anos que está internado há dez dias na Bahia após ter 31 agulhas colocadas no corpo passou por nova cirurgia na tarde desta quarta-feira. O procedimento durou cerca de três horas e meia e retirou 14 agulhas localizadas no intestino, bexiga e fígado. Este foi o segundo procedimento cirúrgico na criança. Na sexta-feira passada, uma operação de cinco horas retirou quatro agulhas localizadas próximas ao coração e pulmão. De acordo com o Hospital Ana Néri, em Salvador, o garoto está estável e será examinado por um neurocirurgião, que avaliará a possibilidade de uma nova cirurgia. Inicialmente, era prevista uma terceira cirurgia para a retirada de agulhas próximas a órgãos vitais do garoto. Estão presos o padrasto da criança, o infame Roberto Carlos Lopes, de 30 anos, que confessou ter introduzido as agulhas no enteado em um ritual religioso; Angelina dos Santos, de 47 anos, amante dele, e Maria Nascimento, que diz ser mãe de santo.

Deputado de Brasília flagrado com dinheiro na meia deixa DEM diante da ameaça de expulsão

Ameaçado de expulsão, o deputado distrital Leonardo Prudente anunciou nesta terça-feira sua desfiliação do DEM "por questão de foro íntimo". Com isso, pelo menos desse o eleitorado está livre, porque ele não poderá concorrer no próximo ano. Prudente comunicou ainda que reassumiu à presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal, de onde está afastado desde quando surgiram as denúncias do suposto esquema de pagamento de propina envolvendo o governador José Roberto Arruda e parlamentares aliados. Segundo o secretário-geral do DEM no Distrito Federal, Flávio Couri, o partido pode, agora discutir se vai pedir o mandato dele na Justiça Eleitoral. "Não há mais o que ser feito sobre o Prudente. Foi uma saída voluntária. O único ponto que podemos discutir futuramente será o pedido do mandato dele de volta para o partido", afirmou ele. Prudente, que foi flagrado guardando dinheiro nas meias e fazendo oração em agradecimento pela propina, encaminhou um comunicado por fax aos integrantes do diretório do DEM no Distrito Federal que estavam reunidos para tratar de seu processo de expulsão. A reunião não chegou a ocorrer porque apenas oito dos 21 membros da executiva regional compareceram. O presidente do DEM no Distrito Federal e vice-governador, Paulo Octavio, não apareceu. Prudente havia entregue sua defesa no final da tarde desta quarta-feira. Apesar de argumentar em 14 páginas que sua defesa foi cerceada no processo porque pediu a cópia do vídeo e do inquérito e o partido negou, porque o material seria de domínio publico, o deputado distrital justifica que o dinheiro nas imagens teria sido uma doação de Durval Barbosa para as eleições de 2006. O relator do caso, o ex-senador Lindberg Cury, e o secretário-geral do DEM no Distrito Federal, Flávio Couri, elaboraram o parecer em pouco mais de meia hora.

Vale deve produzir cerca de 300 milhões de toneladas de minério em 2010

A Vale deve produzir cerca de 300 milhões de toneladas de minério de ferro em 2010, impulsionada pela recuperação da demanda, afirmou o presidente da mineradora, Roger Agnelli, nesta quarta-feira. Este ano, a produção da Vale caiu em torno de 30 milhões de toneladas ante o nível de 2008,à medida que a demanda internacional foi atingida pelo agravamento da crise financeira e econômica global. A Vale, maior mineradora de ferro do mundo, informou anteriormente que a produção de minério de ferro em 2008 chegou a 300 milhões de toneladas. "Em 2010 nós vamos trabalhar, eu acredito, em plena
capacidade, em limite de produção da Vale de cerca de 300 milhões toneladas", disse Agnelli em São Paulo.

Ministro do Esporte teme colapso de aeroportos durante a Copa de 2014

O País pode sofrer um novo colapso aéreo durante a Copa de 2014, caso o cronograma de reforma dos aeroportos sofra algum atraso. A preocupação é do ministro do Esporte, o comunista Orlando Silva (PCdoB). Segundo ele, muitas das obras só serão entregues no próprio ano da competição. Ele disse que, hoje, os terminais de passageiros já operam no limite: "A Infraero terá de cumprir religiosamente o cronograma de obras, sob pena de gerar um colapso". O ministro disse que o motivo de sua preocupação é que as distâncias no País são grandes, o que torna os turistas dependentes do transporte aéreo e isso vai se acentuar com a Copa, já que haverá jogos em vários Estados. Segundo informações da Infraero, estão previstas obras de ampliação de terminais de passageiros, recuperação de pátio de aeronaves, de torres de controle e de estacionamento para veículos, em todos as cidades-sedes da Copa de 2014. Devem ser investidos até a data dos jogos R$ 4,614 bilhões. Entre as obras que já começaram estão a de reforma e modernização do Aeroporto Tancredo Neves, em Minas Gerais, que teve início em fevereiro deste ano, e a reforma do terminal de passageiros do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que teve início em setembro de 2008. Estão previstas também obras para a construção da pista e do pátio no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e também a construção do terceiro terminal de passageiros no mesmo aeroporto; a recuperação do pátio de aeronaves do Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que deve começar em janeiro de 2010; além de obras nos aeroportos da Pampulha (MG), de Salvador (BA), de Congonhas (SP), de Porto Alegre (RS), de Curitiba (PR), de Brasília (DF), de Manaus (AM), de Recife (PE), de Fortaleza (CE) e de Campinas (SP).

OEA diz que assassinato de governador na Colômbia foi ato de barbárie

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, o esquerdóide José Miguel Insulza, condenou nesta quarta-feira o assassinato do governador do Departamento colombiano de Caquetá, Luis Francisco Cuéllar, que havia sido sequestrado na última segunda-feira pelos terroristas e traficantes de cocaína das Farc. Cuellar foi degolado de maneira cruel e hedionda. "Este ato de atrocidade e barbárie merece o rechaço da comunidade internacional, que apóia a Colômbia em seus esforços para alcançar a paz", disse Insulza. Mas, como era de se esperar, o esquerdóide José Miguel Insulza foi condescendente com as Farc, pedindo que "entendam a dor e as implicações destes fatos, que ameaçam a integridade individual e a paz nacional". Insulza lamentou também a morte do oficial de polícia Javier García Gutiérrez, que fazia a segurança do governador no momento do sequestro. "A morte de um funcionário público em nossa região será sempre um fato repudiável", disse ele. O corpo de Cuéllar, que tinha completado 69 anos na terça-feira, foi encontrado degolado. Um dia antes, ele havia sido levado de sua casa por um grupo de terroristas que usavam roupas militares.

Wells Fargo paga empréstimo tomado do governo dos Estados Unidos

O Wells Fargo, quarto maior banco dos Estados Unidos em ativos, anunciou nesta quarta-feira que pagou US$ 25 bilhões em empréstimos tomados do governo norte-americano durante a crise financeira global. Na semana passada, o banco vendeu US$ 12,25 bilhões em ações. O Wells Fargo também pagou dividendos no valor de US$ 131,9 milhões ao governo dos Estados Unidos como parte da quitação do empréstimo, de acordo com comunicado. No total, a instituição financeira pagou US$ 1,44 bilhão em dividendos ao governo norte-americano desde que tomou o empréstimo. O Wells Fargo, com sede em San Francisco, estava entre os últimos bancos que ainda precisavam quitar a dívida com o governo dos Estados Unidos. O Bank of America devolveu US$ 45 bilhões ao governo no âmbito do programa de socorro ao setor financeiro. Na semana passada, o Citigroup vendeu US$ 20 bilhões em ações e títulos para ajudar a pagar os empréstimos tomados do governo dos Estados Unidos.

Avó de Sean Goldman diz que pretende viajar aos Estados Unidos com o neto

A avó materna do menino Sean Goldman, Silvana Bianchi, disse nesta quarta-feira que está disposta a ir aos Estados Unidos para acompanhar o neto, pivô de uma disputa diplomática entre Estados Unidos e Brasil (disputa diplomática porque o Brasil, na fase Lula, só cumpre acordos internacionais mediante forte pressão e, inclusive, intervenção do Poder Judiciário). Disse ela: "É claro que pretendo viajar. É o meu neto, estou há cinco anos com ele, e não vou largá-lo como se fosse um pacote, que a gente envia feito um sedex". Silvana Bianchi disse que sua idéia é ir com o neto no mesmo vôo, mas ainda não havia conseguido encontrar passagem. É evidente que ela perdeu a guarda da criança que, aliás, nunca teve, e agora pretende interferir até onde puder no restabelecimento das relações afetivas entre pai e filho. Silvana Bianchi ainda afirmou que o menino Sean Goldman está abalado, não quer viajar, e recebe cuidados médicos. Ora, qualquer pessoa medianamente informada sabe o que é alienação parental, pressão intensa exercida pela família sobre uma criança para que ela tome partido. Disse Silvana Bianchi, que acha que deve haver uma lei específica só para ela: "O Gilmar Mendes cassou o direito de Sean se expressar, de abrir a boca e dizer que não queria ir. Dentro do País dele, ele não é respeitado. Aqui dentro tem a lei da mordaça. Se troca a criança por um acordo econômico financeiro". Isso é totalmente inverdade, mas se releva em face dela ser avó no desespero. A decisão do ministro Gilmar Mendes foi absolutamente correta.

Relator nega orçamento eleitoreiro e diz que pressão da oposição tirou R$ 800 milhões da Copa de 2014

Um dia após a aprovação do Orçamento de 2010, o último a ser executado pelo presidente Lula da Silva, o relator da proposta, deputado petista Geraldo Magela (PT-DF), negou que tenha costurado um texto eleitoreiro, como acusam líderes oposicionistas. Segundo o petista Magela, é legítimo que o governo elabore o orçamento com medidas em curto prazo, como a recuperação do salário mínimo. O petista ainda ironizou dizendo que a "oposição tem todo direito de chorar". Em resposta às críticas, ele disse que as reclamações dos líderes oposicionistas durante a votação do texto na noite de terça-feira provocaram uma perda de cerca de R$ 800 milhões para Estados que vão receber a Copa de 2014. Na análise do relatório final, a oposição exigiu que fossem retiradas do texto as emendas de investimento definidas pelo relator, calculadas em R$ 1,2 bilhão, que seriam repartidas para os 12 Estados que vão sediar o evento esportivo.

Petrobras e Petrochina assinam acordo para produção conjunta de etanol

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira que assinou um acordo com a estatal Petrochina para estudar possíveis projetos para produzir etanol conjuntamente no Brasil e exportá-lo para a China. O memorando de entendimento com validade de seis meses compromete as duas empresas a "avaliar a viabilidade técnica e econômica do desenvolvimento de projetos de produção de etanol no Brasil e projetos de exportação de etanol para a China", segundo um comunicado da Petrobras. Os projetos seriam realizados em conjunto pela Petrobras Biocombustíveis, a subsidiária da companhia para etanol e biodiesel, e pela Petrochina International Company Limited.

Candidata petista Dilma Rousseff realiza exames em hospital de São Paulo

A ministra chefe da Casa Civil, a candidata petista Dilma Rousseff, realizou nesta quarta-feira exames no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em setembro, após um tratamento contra um linfoma, a equipe médica que acompanhava a ministra anunciou que o processo estava encerrado. Na segunda-feira, após sete meses recorrendo a uma peruca durante as aparições públicas para evitar mostrar as falhas no cabelo provocadas pelo tratamento contra o câncer, Dilma Rousseff mostrou, pela primeira vez, um visual de cabelos curtos, em tom castanho escuro. A ministra adiantou em novembro que pretendia aposentar a peruca, quando o penteado ficasse mais uniforme. A doença chegou a colocar em dúvida a candidatura de Dilma Rousseff à sucessão presidencial de 2010. A ministra, no entanto, se manteve no trabalho para mostrar que tinha condições de ser o nome do PT na disputa eleitoral. Dilma Rousseff anunciou em 25 de abril a retirada de um nódulo de 2,5 centímetros da axila esquerda. Em meados de maio, ela foi internada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com fortes dores nas pernas. Na ocasião, foi diagnosticada com miopatia, uma inflamação muscular provocada pelo tratamento contra o câncer.

Governo central tem superávit de R$ 10,7 bilhões em novembro

As contas do chamado governo central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) encerraram novembro com superávit de R$ 10,73 bilhões. Em outubro, o resultado havia sido superavitário em R$ 11,23 bilhões. Nos onze primeiros meses do ano, o governo teve um resultado positivo de R$ 38,19 bilhões, contra R$ 91,43 bilhões no mesmo período do ano passado. A economia do governo central no ano corresponde a 1,34% do PIB (Produto Interno Bruto). No mesmo período de 2008, correspondia a 3,31% do PIB. A receita total fechou novembro em R$ 74,23 bilhões, contra R$ 69,41 bilhões no mês anterior. Já as despesas subiram em novembro para R$ 51,32 bilhões. Eram de R$ 47,22 bilhões em outubro. Na comparação com novembro do ano
passado, as receitas cresceram 1,9%, enquanto as despesas subiram 16,1%. As despesas com pessoal aumentaram 17,2% no período. O Tesouro Nacional teve superávit de R$ 13,91 bilhões, contra R$ 14,07 bilhões em outubro. A Previdência Social registrou deficit de R$ 3,11 bilhões, contra déficit de R$ 2,77 bilhões em setembro. Já o Banco Central teve deficit de R$ 89 milhões.

Justiça Federal determina, família brasileira tem até esta quinta-feira para entregar Sean Goldman ao pai

A família brasileira do menino Sean Goldman, de 9 anos, tem até as 9 horas desta quinta-feira, véspera de Natal, para entregar a criança ao pai, o norte-americano David Goldman, segundo decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro. Sean mora com a família materna desde 2004. O pai norte-americano afirma que ele foi sequestrado e quer voltar com ele para os Estados Unidos. A previsão é que a criança seja entregue na sede do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. Na última quinta-feira, David Goldman desembarcou no Brasil, onde deveria se encontrar com Sean após seis meses. A família brasileira ainda tentou medida protelatória, ingressando com um petição no Supremo Tribunal de Justiça para ver reconhecido o direito do menino Sean Goldman ser ouvido no processo. O ministro Marco Aurélio de Mello deu uma liminar, suspendendo a ordem de entrega imediata do menino ao pai, que havia sido exarada pela Justiça Federal, no Rio de Janeiro. O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo, cassou a liminar e determinou a imediata entrega do garoto a seu pai, encerrando a novela. Nascido nos Estados Unidos, Sean veio para o Brasil em 2004 com a mãe, Bruna Bianchi, que abandonou David. Desde então David Goldman tenta levar o filho de volta com base na Convenção de Haia sobre sequestro internacional de crianças. Com a morte de Bruna, em 2008, a batalha judicial passou a ser travada entre o norte-americano e o segundo marido da mãe, o advogado João Paulo Lins e Silva.

Datafolha aponta que Fogaça sobe e empata com Tarso Genro

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira mostra empate entre os candidatos José Fogaça (PMDB) e Tarso Genro (PT), ambos têm 30% das intenções de voto em um dos cenários mais prováveis para as eleições de 2010 no Rio Grande do Sul. Comparado com a última pesquisa, divulgada em maio, o ministro da Justiça, Tarso Genro, peremptoriamente perdeu quatro pontos, enquanto José Fogaça aumentou dois pontos. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos, José Fogaça pode, na verdade, ter crescido nove pontos na pesquisa entre uma edição e outra. Fogaça atinge o seu melhor desempenho nas cidades da região metropolitana de Porto Alegre (40%, contra 25% do oponente do PT), enquanto o pico das intenções de voto do peremptório Tarso Genro ocorre no interior (33%, contra 27% do prefeito). A pesquisa aponta empate técnico na disputa da terceira posição entre o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), com 7%, e a governadora Yeda Crusius (PSDB), com 5%. De qualquer forma, é totalmente duvidoso que Beto Albuquerque confirme sua candidatura, porque ele não se arriscaria a ficar sem mandato.

Mulher do traficante Abadía recebe benefício da saída temporária durante festas de fim de ano

A mulher do traficante colombiano Juan Carlos Abadia, Yessica Paola Rojas Morales, vai passar as festas de fim de ano fora da cadeia. A decisão foi concedida na terça-feira pelo desembargador Aben-Athar de Paiva Coutinho, da 11ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ela deve retornar para a penitenciária feminina de Sant'Ana, no Carandiru, na zona norte de São Paulo, no dia 4 de janeiro. A mulher do colombiano foi condenada a 11 anos e meio de prisão e pagamento de R$1,38 milhão pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e uso e confecção de documentos falsos. Apesar de não ter família no país, Yessica pediu o benefício da saída temporária. O traficante Juan Carlos Abadia foi extraditado para os Estados Unidos em 2008, onde colabora com a Justiça para combater o tráfico internacional de drogas. Perguntinha bem simples: por que também não ofereceram um jatinho para a colombiana?

Família materna do menino Sean Goldman agora negocia com a AGU transição "menos traumática"

Os advogados da família brasileira do menino norte-americano Sean Goldman, de anos, alvo de uma disputa diplomática entre Brasil e Estados Unidos, reconheceram nesta quarta-feira que não é possível recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal, que optou pela devolução imediata da criança ao pai, o norte-americano David Goldman. Segundo o advogado Sergio Tostes, a família tenta negociar agora com a Advocacia Geral da União uma transição "menos traumática" para o menino. "O interesse principal é preservar a criança", afirmou o advogado, nesta quarta-feira, no Rio. Segundo ele, o objetivo é tentar chegar a um acordo para que ele volte a conviver com o pai aos poucos. Sean mora com a família materna desde 2004. O pai norte-americano alega que ele foi sequestrado e quer voltar com ele para os Estados Unidos.

Cocaleiro trotskista Evo Morales garante maioria no Congresso boliviano

O presidente reeleito da Bolívia, o cocaleiro trotskista Evo Morales, obteve a maioria de dois terços do Congresso que vai legislar a partir de 2010, informou nesta terça-feira o Tribunal Nacional Eleitoral ao concluir a contagem dos votos das eleições de 6 de dezembro passado. Seu partido, o MAS (Movimento ao Socialismo, de origem trotskista, originado do ERP - Exército Revolucionário Popular - argentino, conseguiu eleger 25 dos 36 senadores e 85 dos 130 deputados. Com isso, além da maioria simples, o cocaleiro trotskista Evo Morales conquistou os dois terços necessários para aprofundar suas reformas sem nenhuma oposição, ou seja, para implantar a ditadura socialista nos moldes do que está fazendo o clown bolivariano Hugo Chavez na Venezuela. Com o controle do Legislativo, o cocaleiro trotskista tem a justificativa para implantar a ditadura argumentando que o faz dentro do Estado Democrático de Direito, com o apoio da representação popular. A Bolívia continuará caminhando para o fundo, como sempre esteve.

Ministro dos Esportes diz que delegado fundamentalista Protógenes não deve mais assumir cargo no Ministério dos Esportes

A tentativa do PCdoB de dar uma nova vitrine para o delegado fundamentalista Protógenes Queiroz, no Ministério dos Esportes fracassou. Sem uma definição do Ministério da Justiça para a transferência do delegado, o ministro dos Esportes, afirmou nesta quarta-feira que o convite para ele comandar a Comissão de Segurança em Estádios perdeu o sentido. Afastado da Polícia Federal desde março, o delegado fundamentalista Protógenes Queiroz, que coordenou a Operação Satiagraha contra o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, deve se lançar candidato nas eleições de 2010 e, com isso, teria que deixar o posto no ministério em abril. Segundo o ministro, foi Protógenes quem lançou a idéia de ocupar uma vaga no ministério. Essa negociação teria ocorrido antes de sua filiação ao partido. O delegado teria argumentado que foi "rebaixado" em suas funções na Polícia Federal. "Eu conheço ele há muitos anos. Eu o conheci porque ele participava de uma comissão da Fifa que tratava de combate à lavagem de dinheiro e outros temas. Ele manifestou há alguns meses interesse em somar com nossa equipe avaliando que a atividade dele tinha sido rebaixada na Polícia Feeral, ele propôs vir para cá", afirmou.

Secretário da Educação argentino renuncia depois de defender ditadura

O secretário de Educação da província de Buenos Aires, Abel Posse, renunciou ao cargo nesta quarta-feira, apenas 12 dias depois de tomar posse, em consequência da grande polêmica que criou ao defender a ditadura militar e afirmar que os jovens "estão drogados e estupidificados pelo rock". Abel Posse, de 75 anos, escritor e ex-embaixador argentino na Espanha (2002-2004) e outros países, confirmou o pedido de demissão no governo da capital do prefeito Mauricio Macri. Ele afirmou que não se arrepende das declarações polêmicas: "Me equivoquei nos tempos, mas não cedo absolutamente nas idéias e rejeito a desqualificação que me fizeram porque é improcedente. Ganhou a prepotência disfarçada de democracia". Dias antes de assumir, Abel Posse afirmou em um artigo para o jornal "La Nación" que "estão ilegitimamente detidos os militares que conseguiram aniquilar a guerrilha em dez meses", entre outras frases polêmicas. Ele se referia aos julgamentos contra militares por graves violações aos direitos humanos durante o regime militar (1976-1983), que deixou 30 mil desaparecidos. O general da reserva Luciano Benjamín Menéndez, um dos repressores mais emblemáticos da ditadura, citou na semana passada o artigo de Abel Posse em sua defesa antes de ser condenado pela terceira vez a prisão perpétua por crimes contra a humanidade durante o regime militar.

BNDESPar aprova investimento de US$ 2 bilhões em debêntures para o grupo JBS

O BNDESPar aprovou investimento de US$ 2 bilhões no grupo JBS através da subscrição de debêntures conversíveis em ações do maior processador mundial de carne bovina. Segundo comunicado do JBS nesta quarta-feira, as debêntures serão obrigatoriamente conversíveis em recibos de ações no Brasil do JBS USA, unidade do grupo que será listada nos Estados Unidos. Os recursos captados com o BNDESPar serão destinados a aumento de capital do JBS USA, segundo o comunicado, com o objetivo de concluir a operação "pela qual o JBS USA, através de subscrição de novas ações tonar-se-á titular de ações representativas de 64% do capital social total e votante da Pilgrim's Pride". Além disso, os recursos vão "reforçar a estrutura de capital consolidada da companhia, para implementação de planos de investimento e projetos de expansão, além de viabilizar a conclusão do projeto de integração das operações da companhia com a Bertin". Em setembro, o grupo tornou-se a maior empresa global de carnes e entrou no negócio de frangos através da aquisição de uma participação majoritária na norte-americana Pilgrim's Pride e da incorporação da Bertin, segunda maior do setor de bovinos no Brasil. O JBS explicou ainda que o valor nominal unitário das debêntures deverá ser pago integralmente pela companhia por meio de permuta após a realização do evento de liquidez, ou da conversão em ações no caso da não realização dessa ação. Segundo o comunicado, o evento de liquidez significa a conclusão de uma oferta pública de ações do JBS USA de no mínimo US$ 1,5 bilhão, com colocação primária de ao menos 50%, seja através de oferta inicial ou de "follow-on".

Congresso aprova orçamento para 2010 e entra em recesso

A votação da proposta orçamentária para 2010 encerrou na noite desta terça-feira os trabalhos no Congresso Nacional, que entrou em recesso parlamentar a partir desta quarta-feira. As atividades na Câmara dos Deputados e no Senado Federal serão retomadas no dia 2 de fevereiro de 2010. A Constituição Federal de 1988 prevê dois períodos de suspensão dos trabalhos legislativos: de 23 de dezembro a 1º de fevereiro e de 17 a 31 de julho. O Congresso aprovou o último orçamento a ser executado pelo governo do presidente Lula. A proposta orçamentária de 2010 prevê R$ 151,9 bilhões para investimentos públicos, R$ 29,9 bilhões para as obras do PAC, além da estimativa de crescimento de 5% do PIB (Produto Interno Bruto). A grande preocupação do governo era garantir recursos em ano eleitoral para obras consideradas prioritárias do PAC e da Petrobras. O programa recebeu para o ano que vem uma reserva de R$ 2 bilhões a mais do que no orçamento de 2009. Os líderes governistas mobilizaram a base aliada e conseguiram reverter o bloqueio de verba para quatro obras da estatal que foram incluídas na lista de irregularidades graves encaminhadas ao Congresso pelo Tribunal de Contas da União. Antes da votação do texto, a direção da Petrobras encaminhou um oficio à comissão pedindo a liberação dos recursos para as obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, para o complexo petroquímico do Rio de Janeiro, para a modernização da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, e para o terminal de escoamento no Espírito Santo. Ao todo, deputados e senadores aprovaram a suspensão de repasse por irregularidades para 24 obras do governo federal, sendo que seis são do PAC.

Plano C do Planalto para Ciro Gomes inclui vaga no ministério do governo Lula

O plano C do Palácio do Planalto para o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), para que deixe de atrapalhar a candidatura da petista Dilma Rousseff, não concorrendo à Presidência da República nem ao Palácio dos Bandeirantes, é o de voltar a ser ministro de Lula no último ano de governo. O neo-coronel socialista cearense Ciro Gomes resiste em disputar o governo de São Paulo representando os partidos da base lulista, incluindo o PT, que tem seis pré-candidatos ao Palácio dos Bandeirantes: a ex-prefeita de São Paulo, a socialite petista Marta Suplicy, os deputados federais Antonio Palocci e Arlindo Chinaglia, o prefeito de Osasco, Emídio de Sousa, o ministro Fernando Haddad (Educação) e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Na segunda-feira, Lula fez duras críticas à política adotada pelo Diretório do PT em São Paulo nos processos eleitorais. Ele disse que o PT cometeu um "erro histórico" de sempre apresentar um novo nome petista para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.

Lula assina MP do salário mínimo e reajusta aposentadorias em 6,14%

O presidente Lula assinou nesta quarta-feira a MP (medida provisória) que aumenta o salário mínimo e outra que reajusta as pensões e aposentadorias acima do mínimo. O salário mínimo foi fixado em R$ 510,00. Já o reajuste dos aposentados será de 6,14%. Os novos valores valem a partir de 1º de janeiro de 2010. As MPs serão publicadas nesta quinta-feira no Diário Oficial da União. As duas MPs também estabelecem regras para reajustes em 2011. No caso do salário mínimo, a correção será feita com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2010 mais a variação do PIB (Produto Interno Bruto) de 2009, se positivo. Já os outros benefícios da Previdência serão reajustados pela soma do INPC de 2010 mais 50% do PIB de 2009, se positivo. A MP do salário mínimo diz ainda que, até 31 de março de 2010, o Poder Executivo terá de enviar ao Congresso um projeto de lei com três propostas de regras de aumento do salário mínimo: uma para o período de 2012 a 2015, outra para 2016 a 2019 e uma terceira para 2020 a 2023. O aumento do salário mínimo para R$ 510,00 deve injetar até R$ 26,6 bilhões na economia, segundo estudo do Dieese. A arrecadação tributária sobre o consumo teria um incremento de R$ 7,7 bilhões. Segundo o Dieese, 46,1 milhões de pessoas têm rendimento referenciado no salário mínimo no País.

Nome de Marta Suplicy ao governo paulista encontra resistência no PT

O nome da ex-prefeita de São Paulo, a socialite Marta Suplicy, encontra resistência em setores do PT para ser a candidata ao governo do Estado em 2010. Pesquisas qualitativas que circularam entre chefetes do partido revelam que a ricaça petista atrapalharia a candidatura presidencial de Dilma Rousseff no Estado, já que características dda socialite Marta Suploicy que a fazem ser rejeitada por parte do eleitorado se misturariam com traços da personalidade de Dilma Rousseff, agregando a ela parte da mesma resistência.

Gol já financiou o pagamento dos seus aviões para 2010

A Gol anunciou nesta quarta-feira a contratação de uma linha de crédito de US$ 150 milhões para o pré-pagamento de aviões até o final de 2010. Segundo informou a companhia aérea em comunicado, a medida faz parte de seus planos de crescimento e renovação de frota, que passará a ser composta exclusivamente por aeronaves de última geração Boeing 737-800 e 737-700 Next Generation. A operação foi contratada junto à Natixis Transport Finance, instituição financeira européia especializada em operações na indústria aérea, com taxa Libor acrescida de 2,45% ao ano. As amortizações de principal e juros coincidirão com o cronograma de entrega das aeronaves de 2010.

Ângela Amin é a preferida do eleitorado em Santa Catarina

A ex-prefeita de Florianópolis, Ângela Amin (PP), lidera a disputa eleitoral ao governo de Santa Catarina em todos os cenários testados na pesquisa Datafolha. Ela tem 31% das intenções de voto, sendo seguida por Raimundo Colombo (DEM), com 18%, a senadora petista Ideli Salvatti, que alcançou 14% das intenções de voto, o peemedebista Eduardo Pinho Moreira (PMDB), com 7%, e Afrânio Boppré (PSOL), com 2%. O percentual de indecisos é grande, oscilando entre 17% e 18%. Na pesquisa espontânea, 72% disseram não saber em quem votar. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18, com 936 entrevistados. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Consumo de energia elétrica na Venezuela deve ser reduzido em 20%

O governo venezuelano oficializou a obrigação de reduzir em 20% o consumo de energia elétrica nos setores industrial, comercial e residencial, no marco dos planos de racionamento desse serviço e de água em face da seca que afeta o país. A Corporação Elétrica Nacional (Corpoelec) também regulou o uso do serviço nos shoppings, cassinos e salas de bingo, e anunciou que a violação dos horários estabelecidos será castigado com a suspensão do fluxo de energia elétrica durante pelo menos 24 horas. Através de uma resolução publicada no Diário Oficial, a Corpoelec exigiu dos setores industriais, comerciais e residenciais "elaborar planos de economia energética que representem uma diminuição de pelo menos 20% no consumo mensal com relação ao mesmo mês do ano anterior". No lapso de um mês, os afetados pela resolução oficial "devem apresentar para a Corpoelec seus planos de economia e eficiência energética", indicou o organismo. Ditadura bolivariana dá nisso...