segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Lula reafirma que Dilma Rousseff precisa aprovar vice do PMDB

O presidente Lula minimizou nesta segunda-feira o mal-estar provocado na cúpula do PMDB com seu pedido para que o partido apresente uma lista tríplice para a escolha do vice da candidata petista Dilma Rousseff, ministra chefe da Casa Civil. Porém, Lula reafirmou, em conversa com jornalistas, que os peemedebistas têm autonomia para apresentar o nome de vice, mas que cabe a ministra decidir sobre o assunto. "Essa questão da lista é quando as pessoas transformam o óbvio em novidade. Eu disse que quem cuida disso é a Dilma. Ela tem que sentar com os aliados e discutir a vice. No momento certo, todos vão sentar e discutir e não quero nem estar perto. O PMDB tem todo o direito de apresentar um nome. O meu vice fui eu quem escolhi", afirmou ele. Lula evitou falar sobre sua preferência pelo nome do presidente de Banco Central, Henrique Meirelles, para compor a chapa com Dilma Rousseff. Segundo Lula, por ele, Meirelles permanece à frente do Banco Central até 31 de dezembro de 2010. O presidente, no entanto, não poupou elogios ao presidente licenciado do PMDB e presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Michel Temer (SP). "O Temer é um bom companheiro, tem sido de muita lealdade, um bom presidente da Câmara, mas não quero que digam que eu quero que seja o Temer ou não. Quero que a Dilma converse com o PMDB", disse. A frase de Lula causou mal-estar na cúpula do PMDB, que trabalha para lançar Temer como candidato a vice-presidente. A cúpula do partido cobrava uma declaração pública de Lula para dar fim ao mal-estar.

Nenhum comentário: