quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Filho de Sarney diz em grampo: “Boto quem eu quiser” no Senado

Filho do presidente do Senado Federal, senador José Sarney (PMDB-AP), o empresário Fernando Sarney diz em conversa interceptada pela Polícia Federal que é o dono de uma vaga no gabinete do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA). "Boto quem eu quiser", afirmou ao filho João Fernando em 27 de agosto de 2008. Na época, o cargo era ocupado por João Fernando. Devido ao cerco ao nepotismo no Congresso, ele foi demitido sigilosamente em 2 de outubro. A dispensa só foi publicada em abril deste ano em boletim no Senado, no episódio que deflagrou o escândalo dos atos secretos e levou José Sarney ao Conselho de Ética do Senado. Na época, ao ser questionado sobre a nomeação do neto, Sarney negou interferência nas contratações: "Aqui no Senado, todos sabemos, não se nomeia para o gabinete quem não for requisitado pelo senador”. Na conversa, gravada pela Polícia Federal com autorização da Justiça Federal, Fernando Sarney falava com o filho sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir a contratação de parentes nos três Poderes. Com salário de R$ 7.200,00, João Fernando estava preocupado com a medida do Supremo, mas é tranquilizado pelo pai: "Se tiver que, de alguma forma, ter uma atitude, tiver que sair mesmo, Cafeteira já me disse que o lugar é meu, que eu boto quem eu quiser". Foi o que ocorreu. Menos de um mês após a demissão do filho, assumiu o cargo a mãe dele, Rosângela Terezinha Gonçalves.

Nenhum comentário: