sábado, 12 de setembro de 2009

FIA divulga dados da batida de Nelsinho Piquet em Cingapura

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou nesta sexta-feira um relatório que apresenta imagens da telemetria do carro de Nelsinho Piquet no momento da batida durante o GP de Cingapura de 2008. Os gráficos de aceleração apontam que o filho do tricampeão mundial Nelson Piquet acelerou mais do que o comum naquela curva provocando o acidente de maneira proposital. A análise do departamento técnico da FIA leva a crer que as denúncias do ex-piloto da Renault são, de fato, verídicas. O documento da entidade máxima do automobilismo mundial tem também declarações de Nelsinho Piquet sobre como foi discutido o assunto entre a alta cúpula da equipe francesa. Segundo o brasileiro, tanto Flavio Briatore, chefe da equipe, quanto Pat Symonds, diretor técnico do time, pediram para que ele batesse o carro deliberadamente para beneficiar Fernando Alonso na corrida. Nelsinho afirma ainda que Symonds perguntou, na presença de Briatore, se ele sacrificaria a sua corrida em nome da equipe ao causar a entrada na pista de um “safety car”, inclusive apontando o local da pista onde deveria acontecer a batida. O dossiê da FIA diz ainda que o piloto brasileiro estava em um momento "muito frágil" e de "intenso estresse", pois Briatore ainda não havia renovado seu contrato para 2009, e que o acidente poderia melhorar sua situação interna na equipe. Durante o GP da Bélgica, entre os dias 28 e 30 de agosto, a comissão encarregada de apurar o acidente, entrevistou membros da equipe Renault. Fernando Alonso disse que a reação de Nelsinho no momento do acidente foi normal. Segundo o relatório, Symonds se mostrou extremamente desconfortável quando assuntos críticos eram colocados em questão. Quando perguntado se sabia que o brasileiro bateria na 14ª volta da etapa de Cingapura, o diretor técnico simplesmente disse que "não gostaria de responder esta pergunta".

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