terça-feira, 7 de julho de 2009

Fernando Henrique Cardoso critica Lula, mas reconhece competência do governo em manter economia

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reclamou nesta terça-feira que o presidente Lula nunca fez uma declaração sobre a importância do Plano Real para o seu governo. Fernando Henrique, no entanto, afirmou, durante a sessão em homenagem aos 15 anos do Plano Real, que "reconhece a competência" do governo Lula para manter a estabilidade econômica. Fernando Henrique Cardoso alfinetou seu sucessor dizendo que ele manteve parte de seu estilo e modelo econômico. "Seria injusto se eu dissesse que ele esta apenas surfando na onda do Real. Ele usou, mas não reconheceu. Até agora ele não disse uma palavra de reconhecimento que o Real e de tudo que nós fizemos no meu governo trouxeram para o Brasil. Mas ele fez também a parte dele", afirmou. O ex-presidente afirmou que não pretende agir na oposição como o PT na época de seus mandatos: "Eu não quero ser como o PT foi comigo e dizer que nada serviu. Para começar, Lula seguiu tudo ou quase tudo que foi de política macroeconômica, então não acho que esteja surfando não, ele também tem a contribuição dele". Na avaliação do tucano, o país tem problemas, mas apresenta avanços que são fruto de vários governos: "Acho que o Brasil está avançando, mas não vim para fazer criticas, é como numa corrida que você entrega a faixa de uma equipe para outra equipe até chegar a um resultado melhor".

Nenhum comentário: