domingo, 21 de junho de 2009

Hugo Chávez diz que ex-presidente venezuelano ordenou sua morte

O presidente da Venezuela, o ditador Hugo Chávez, afirmou neste domingo que o ex-mandatário de seu país, Carlos Andrés Pérez, ordenou que o matassem de "qualquer forma" em fevereiro de 1992. Na época, Chávez comandava uma tentativa fracassada de golpe de Estado. "No dia 4 de fevereiro de 1992, Carlos Andrés Pérez deu a ordem para que eu morresse de qualquer forma", exclamou em seu programa rádio-televisivo "Alô, Presidente". "Primeiro tentaram me matar no museu histórico militar", em Caracas, onde dirigia as ações golpistas, mas "várias coisas ocorreram para que eu não morresse", declarou. O presidente venezuelano relatou que militares que o prenderam "se opuseram" a matá-lo e advertiram que a ordem era para que ele fosse exterminado. Esses militares teriam transportado Chávez em um veículo civil, para despistar franco-atiradores que estavam nos arredores do local. "Eu estava preso com meu fuzil e minha pistola, protegido ali por um grupo de bons companheiros" militares, ressaltou. "Depois, a ordem dada era para que eu me suicidasse e ocorreram várias coisas para que eu não me matasse, entre aspas. Os dias 4 e 5 de fevereiro foram dias de muita tensão nos sótãos da Direção de Inteligência Militar no quartel San Carlos", onde esteve preso. Chávez permaneceu na cadeia por dois anos antes de ser absolvido pelo então presidente Rafael Caldera e conquistar o cargo de presidente da Venezuela nas eleições de 1999. O presidente já havia acusado Pérez de organizar sua morte, mas sem dar mais detalhes. Se ele estava no comando de um golpe militar, que estava sendo reprimido, é natural que a ordem fosse para matar o sedicioso. O resto corre por conta da paranóia deste candidato a sucessor do famigerado Fidel Castro.

Nenhum comentário: