quinta-feira, 14 de maio de 2009

Receita Videversus – aprenda a fazer anéis de cebola com a chef de cuisine Simone Nejar


A cebola é uma maravilha na cozinha; custa pouco, está disponível em qualquer época do ano e só faz o cliente chorar se ele tentar tirar uma casquinha. Mas se ele for bem esperto, coloca a cebola na geladeira, e quando for tirar uma casquinha, não haverá lágrimas. Nada como a experiência! Brincadeiras à parte, as propriedades da cebola eram amplamente difundidas no Egito. Documentos antigos descrevem sua importância como alimento e seu uso em arte, medicina e na mumificação. A cebola foi encontrada em vários sarcófagos, sendo associada às superstições e mitologias egípcias. Hoje estou me sentindo a Senhora dos Anéis. Estou rica... cheia de anéis de cebola à minha volta. Deliciosos, sequinhos, temperados e prontos para consumir com uma cerveja bem gelada ou, no meu caso, com um copo de água tônica com gelo e limão. Embora os anéis de cebola tenham origem desconhecida, em 1933 a Crisco, empresa norte-americana produtora de farinhas, publicou um anúncio com uma receita de anéis de cebola mergulhados em leite, passados na farinha e fritos com se fossem batatinhas. Se inicialmente tornaram-se populares nos "fast foods" dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália, hoje o são no mundo todo. Podemos comer estes anéis com qualquer molho, pode ser ketchup, mostarda, shoyu ou shoyu com Wasabi (como no Japão). Eu, sinceramente, prefiro gotas de limão. Simples e bom. Vamos precisar de 2 cebolas grandes em fatias, 2 xícaras de farinha de trigo, 2 colherinhas de chá de sal, 2 colheres de sopa de tempero verde seco, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colherinha de chá de pimenta (prefiro a chilli, moída), 1/2 xícara de amido de milho, 1 xícara de água e 2 gemas, além de óleo para fritar. Fatiamos as cebolas em anéis. Numa tigela média, juntamos meia xícara de farinha com o sal, pimenta, açúcar e tempero verde. Polvilhamos os anéis de cebola com a farinha temperada. Em outra tigela média, juntamos o resto da farinha, o amido de milho, a água e as gemas dos ovos, fazendo uma massa homogênea. Esquentamos o óleo Passamos as fatias de cebola na mistura e fritamos até dourar. O amido de milho vai garantir que a fritura fique sequinha. Outra sugestão é substituir os anéis de cebola por anéis de lula. O preparo é absolutamente igual. Para esclarecer dúvidas, me contar histórias ou me contratar, o e-mail é simonenejar@hotmail.com

Nenhum comentário: