domingo, 7 de dezembro de 2008

Aeronáutica conclui que pilotos do jatinho Legacy desligaram o “transponder”

Os pilotos do jatinho Legacy que colidiu em pleno vôo com o Boeing da Gol em setembro de 2006, matando 154 pessoas e causando a segunda maior tragédia da aviação comercial brasileira, manusearam o “transponder” de forma errada. É o que mostra o relatório final da Aeronáutica sobre o acidente. Se estivesse operando normalmente, o equipamento teria evitado o desastre, porque é ele que aciona o TCAS, sistema anti-colisão capaz de desviar o avião de qualquer alvo sólido que esteja à frente, mesmo à revelia dos pilotos. O relatório revela que o “transponder” do Legacy foi manuseado de forma errada pelos pilotos e entrou em "stand by" inadvertidamente. O mecanismo TCAS seria a última chance de impedir o choque, depois de uma série de erros, desde displicência até falta de comunicação, tanto dos pilotos norte-americanos Joe Lepore e Jan Paladino, do Legacy, quanto dos controladores do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo), em Brasília e em São José dos Campos (SP), de onde o Legacy decolou para seu primeiro vôo. A investigação, comandada pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foi detalhada não só em texto, mas numa reconstituição de tudo o que se passou com os dois aviões. O trabalho tem mais de duas horas e foi todo feito com base nos dados das caixas-pretas e dos radares em terra. No sábado a Aeronáutica confirmou que irá apresentar o relatório final às famílias das vítimas na quarta-feira, em Brasília. As famílias foram convidadas para participar da apresentação do documento.

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