terça-feira, 7 de outubro de 2008

Para especialista, campanha de Kassab sobre saúde ajudou a conquistar votos

Apesar do crescimento contínuo nas últimas pesquisas de intenção de voto, o resultado do primeiro turno das eleições em São Paulo pegou de surpresa os eleitores paulistanos. Líder nas pesquisas de intenção de voto, a ricaça petista Marta Suplicy ficou atrás do adversário Gilberto Kassab (DEM), com 32,79% dos votos válidos, enquanto o prefeito e candidato à reeleição teve 33,61% dos votos na capital paulista. Para o especialista em ciências políticas Alberto Carlos Almeida, autor do livro "A Cabeça do Eleitor", o resultado surpreendente se deve à acertada estratégia do candidato: martelar suas propostas e realizações na área da saúde. "Durante a campanha inteira foi falado insistente sobre a questão da saúde. Em duas frentes, o que foi feito e o ainda pode ser feito", disse Almeida. "Kassab fez com que o tema fosse abordado até nos programas dos vereadores, repetidas vezes", afirma. Segundo Almeida, a tática fez com que Kassab conseguisse se infiltrar em um eleitorado tradicionalmente petista, entre a população de classe social baixa, daí o crescimento do candidato democrata sobre o eleitorado da ricaça petista Marta Suplicy.