quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Embraer afirma que Azul está tentando comprar aviões de clientes

O presidente da Embraer, Frederico Curado, afirmou nessa quarta-feira que a nova empresa aérea brasileira, a Azul, está tentando comprar aeronaves de operadoras clientes da fabricante brasileira, confirmando os rumores de que a nova empresa aérea pretende antecipar para o fim deste ano o início das operações no Brasil. "O que eles estão tentando fazer é buscar aviões mais cedo no mercado com outras empresas", disse Frederico Curado: "Eles estão buscando com operadores nossos que compram da Embraer e que talvez vendam o avião para eles”. O presidente da Embraer informou que a empresa vai entregar em dezembro cinco aeronaves para a Azul, mas "isso não tem nada a ver com uma entrega mais cedo". O executivo afirmou que a entrada da Azul e as encomendas da Trip provocarão uma "revolução no mercado aeronáutico brasileiro". A Azul encomendou 36 aviões da Embraer e ainda tem mais 40 opções de compra da fabricante nacional, enquanto a Trip já contratou 5 aeronaves e tem a opção de encomendar outros 15 a 20 aviões. "Isso é uma pequena revolução para a frota que temos hoje. Esse número pode chegar a 100 aviões em cinco ou seis anos," avaliou o executivo ao destacar que a Azul vai explorar um nicho de mercado (aviação regional) que não é atendido por Gol e TAM. "O mercado de aviação civil no Brasil involuiu a partir do fim do subsídio para as regionais e com o fim de Vasp, Varig e Transbrasil. Há rotas viáveis que a Azul vai tentar entrar. A sensação é que temos hoje um duopólio”. Segundo ele, a participação das vendas da Embraer para o mercado nacional vai superar os 4% atuais: "Hoje, cerca de 96% da produção é voltada para o mercado externo". Ele também disse que a alta do petróleo no mercado mundial, que provocou um forte elevação no preço do querosene de aviação, pode trazer de volta ao mercado o avião turboélice. Segundo o executivo, as empresas aéreas já começam a avaliar a opção de promover a volta ao mercado dos aviões turboélice, que são considerados mais econômicos.

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