domingo, 20 de julho de 2008

Atriz Dercy Gonçalves morre no Rio de Janeiro aos 101 anos

A comediante Dercy Gonçalves morreu às 16h45 deste sábado, no Hospital São Lucas, em Copacabana (zona sul do Rio de Janeiro), aos 101 anos. Ela foi internada durante a madrugada no Centro de Tratamento Intensivo com quadro de pneumonia grave. Ela completou 101 anos oficiais no último dia 23 de junho. A comediante costumava dizer que tinha dois anos a mais que a idade oficial, pois seu pai teria demorado para registrá-la. Dercy nasceu em Santa Maria Madalena, a 219 quilômetros do Rio de Janeiro. A atriz humorista foi uma das pioneiras do palavrão na televisão brasileira. Dercy, cujo nome de registro é Dolores Gonçalves Costa, estrelou seu primeiro filme, "Samba em Berlim", em 1943. Ela acumulava mais de 20 filmes e novelas em seu currículo. Maria Dercimar Senra, filha da atriz, afirmou que a última diversão de sua mãe foi fazer apostas em um bingo clandestino, na noite de sexta-feira. "Ela dizia assim: Vamos lá no bingo. Se me perguntarem qual foi o bingo que ela foi ontem, eu não sei. Tem vários abertos por aí. Eu sei que são clandestinos e ela ía. Eu respondia: mamãe, você ser presa pelos federais é folclore, eu não. Tenho que ficar do lado de fora para te soltar", brincou. Dercimar destacou que Dercy foi um exemplo de felicidade. "A gente vai ser feliz na porrada. Ela tinha este princípio: a gente tem que ser feliz. A gente não tinha vocação para ser infeliz. Eu estou triste, mas não estou infeliz”. A filha atribui a longevidade da mãe aos amigos e fãs. "Eu dizia para ela: você está viva porque a energia é tão grande, as pessoas torcem tanto por você. Teve câncer, saiu do câncer. Quebra a bacia, sai da bacia, desfila no carnaval. Ela era uma figuraça. Todo mundo energizava tanto. Eu acabei tiete número um dela". Ela também contou que no início ficava aflita com a carreira da mãe, mas depois se acostumou. Segundo Dercimar, Dercy nunca fez gênero em casa. "Mamãe dizia: faça o que eu estou dizendo, mas não faça o que estou fazendo. E eu acreditava. Graças a Deus segui o conselho que ela deu". O velório será realizado neste domingo na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, e depois o corpo será levado para a cidade de Santa Maria Madalena, no interior do Estado, onde ocorrerá o enterro no mausoléu construído por vontade da própria Dercy. Segundo Dercimar, sua mãe será enterrada com colares, paetês e a tradicional peruca. Ela disse ainda que Dercy Gonçalves queria que seu sepultamento fosse feito ao som da bateria da escola de samba Viradouro, mas não sabe se será possível levar ritmistas da agremiação para Santa Maria Madalena.

Nenhum comentário: