quinta-feira, 22 de maio de 2008

Deputados reclamam de pressa de Mangabeira Unger

O ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, viveu nesta quarta-feira momentos de constrangimento durante audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Depois de pouco mais de uma hora e meia de sessão, o ministro pediu para suspender a audiência e retomá-la um outro dia porque tinha um compromisso a cumprir. A solicitação de Unger gerou críticas entre os parlamentares de oposição, que passaram a levantar dúvidas sobre a disposição do ministro de atender aos parlamentares. "O que será que o senhor tem de mais importante do que esta sessão? - questionou o deputado federal Wanderkolk Gonçalves (PSDB-PA), em tom de ironia. O deputado federal Márcio Junqueira (DEM-RR) também reclamou da falta de tempo de Unger para a audiência pública. Convidado pelos parlamentares a prestar esclarecimentos sobre o PAS (Programa Amazônia Sustentável), apontado como o pivô do pedido de demissão da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, Mangabeira Unger discursou por mais de 45 minutos, relacionando todos projetos que planeja concretizar no programa. Porém, ao ser criticado pelos deputados federais ele demonstrou sua indignação. Passou a mexer-se na cadeira, ficou vermelho e agitado. Mas, ao ser concedida a palavra para ele fazer as considerações finais, Mangabeira Unger calou o plenário ao afirmar que se esforçou para ser "delicado" e atender os deputados federais da "melhor" forma possível: "Reconheço minha falta de experiência com esses assuntos. Minha proposta é vir aqui quantas vezes os senhores me aceitarem. Estou fazendo o melhor que posso para cumprir minhas tarefas e adequá-las à agenda. Estou tentando ser delicado. Eu me disponho a retornar a este recinto e só saio daqui com a licença dos senhores".

Nenhum comentário: